Foto de capa A contabilidade e a gestão financeira andam juntas em uma empresa

A contabilidade e a gestão financeira andam juntas em uma empresa

Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso oferecer ao público um produto ou serviço de excelência, lidar com a concorrência, cumprir com obrigações fiscais, ser estratégico, tomar decisões, gerir finanças, pessoas, marketing, vendas e tantos outros aspectos.

São diversos os desafios enfrentados para se obter os resultados que fazem com que tudo valha a pena! Através de uma contabilidade especializada e de uma boa gestão financeira, você tomará decisões mais assertivas.

Enquanto a gestão financeira é realizada internamente em um negócio, a gestão contábil fica a cargo de um contador e quando se trata dos setores de beleza, estética, saúde e bem-estar, a Mocarzel Contabilidade é especialista! Uma assessoria contábil deve facilitar a vida do empresário, prevenindo riscos e mantendo as obrigações da empresa em ordem.

Através de relatórios contábeis você vai poder se embasar em decisões e estratégias com investimentos ponderados, maior controle sobre fluxo de caixa, reduzindo os custos e aumentando os lucros. Porém, o papel do gestor na gestão financeira é fundamental, em parceria com o escritório de assessoria contábil.

Mas o que é uma Gestão Financeira?

Gestão Financeira é uma atividade fundamental para otimizar os recursos financeiros disponíveis na sua empresa e ajudá-la a atingir os seus objetivos, principalmente aumentar a lucratividade e crescer.

É um conjunto de medidas para monitorar os ganhos e gastos da empresa. Basicamente, estamos falando sobre planejar, controlar e analisar as atividades que envolvam movimentação de dinheiro.

É uma postura importante para os empresários, pois tem o objetivo de trazer lucro para o negócio. Afinal, as contas precisam terminar no azul, caso contrário você corre o risco de investir mais do que arrecada e pode até levar o empreendimento à falência.

Qual é o papel efetivo da gestão financeira no negócio?

Uma das principais funções da Gestão Financeira é o monitoramento do fluxo de caixa. Quando você controla as entradas e saídas, sabe exatamente quanto dinheiro a empresa tem à disposição para pagar as contas do mês.

Não é apenas isso, gerir as finanças também significa planejar o futuro. Um exemplo disso é que dá para juntar uma quantia e investi-la em melhorias, como a compra de novos equipamentos, reforma ou a abertura de uma nova unidade do negócio. Assim, a empresa não contrai dívidas com empréstimos ou financiamentos.

4 Benefícios da gestão financeira para empreendedores

Quando o empreendedor conhece a própria situação financeira e sabe exatamente o que pode e o que não pode fazer no dia a dia, garante vantagens competitivas, como:

  1. Redução de custos: o gestor entende onde estão as maiores fontes de gastos e pode encontrar alternativas mais econômicas;
  1. Precificação inteligente: estabelecer valores aprovados pelo público alvo e com uma boa margem de lucro, com espaço para descontos que possam ser aplicados de vez em quando;
  1. Priorização dos pagamentos: pessoas, produtos, aluguel, água, luz, impostos, demais fornecedores e tudo que é relacionado à produção dos seus serviços e produtos para não gerar conflitos, pagar mais caro com atraso, perder parceiros ou até falir;
  1. Planejamento financeiro: gestão norteada por objetivos claros, metas, planos de ação, segurando as despesas nos períodos de crise e tomando ótimas decisões sobre poupar e investir.

É essencial a parceria com o seu contador para o sucesso do seu negócio. A Mocarzel Contabilidade é a sua assessoria, sempre à disposição para informar e apoiar na sua melhor gestão financeira. TOQUE AQUI para falar com nossa equipe e se tornar cliente.