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Planejamento estratégico é determinante para o sucesso das empresas

É comum as pessoas quererem alcançar um determinado resultado, mas dificilmente estarem focadas no percurso existente entre um desejo e a sua concretização. E quando se trata de empreender é comum no início de um negócio a pessoa ficar preocupada em vender e conseguir viver daquilo. Poucos empreendedores analisam quais são as atividades realmente importantes para que a empresa tenha resultados de longo prazo.

As ações e resultados de curto prazo são importantes, mas desde o começo é preciso focar no crescimento exponencial da empresa, pensar grande e se planejar para ter consistência nas ações que geram resultados. É muito importante conhecer o conceito de planejamento estratégico.

Esse conceito ajuda a organizar um pensamento ou plano de longo prazo em qualquer tipo de empresa, independente do seu nicho de atuação. Na Mocarzel temos centenas de clientes nos setores de beleza, estética, saúde e bem estar e fica muito claro para nós que o pensamento estratégico e ações conduzidas por planos bem estruturados são determinantes para o sucesso de muitas dessas empresas.

O planejamento estratégico é norteado pela missão, visão, objetivos, metas, planos de ação, definição de prazos e responsáveis, assim como o acompanhamento contínuo.

Confira 5 características de um planejamento estratégico de sucesso:

  1. O esforço organizacional deve ser contínuo

A responsabilidade pelo sucesso das estratégias deve ser de todos. Isso significa: divisão de tarefas, engajamento coletivo, colaboração mútua, responsabilidade compartilhada e flexibilidade diante de mudanças.

  1. Olhar compartilhado da empresa e do ambiente

Saiba que nem todos que trabalham com você têm acesso às mesmas informações e nem vivem as mesmas histórias que você. Quando todos enxergam o que acontece com a empresa no mesmo patamar, porém, por meio de diferentes perspectivas, é possível encontrar soluções criativas e tomar decisões mais assertivas.

  1. Planejamento gera vantagem competitiva

O que a sua empresa tem de especial? O que a torna única? Se a vantagem competitiva for percebida pelo próprio consumidor, ele nunca mais vai querer saber de outra marca. É possível gerar valor para a sua profissão ou empresa através de um bom plano estratégico comercial e de marketing. Nessa hora a atuação de uma consultoria ou mentoria pode ser bem vinda para te guiar e potencializar seus resultados.

  1. Traduz a estratégia em iniciativas concretas

Quantas vezes temos boas ideias que acabam nunca saindo do papel? A partir de um planejamento estratégico, é possível ter objetivos bem estruturados, que serão esmiuçados quantas vezes for necessário até que se tornem iniciativas concretas. Isso vai ajudar a testar a viabilidade da sua estratégia e torná-la compreensível e executável.

  1. Integra todas as camadas da empresa

O futuro que se espera para a empresa deve ser um desejo de todos, tanto funcionários quanto profissionais parceiros e todos são protagonistas em seu processo de crescimento. Já pensou como se tornar referência naquilo que faz ou oferece se sua equipe não estiver sintonizada com este ideal?

E como saber se as estratégias estão funcionando? É preciso acompanhar, medir, ajustar e compartilhar. O objetivo da estratégia é orientar os negócios, produtos e serviços de uma empresa de uma maneira que ela lucre e cresça de forma constante e satisfatória. Prepare-se para 2023 com um excelente planejamento e a assessoria contábil que você, sua empresa e equipe merecem!

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